top of page


Ó Malhão Malhão, 2022

Como está a água?
Está fresquinha! Custa a entrar, mas depois habituas-te!

Começas por molhar os pés e sentes um calafrio a subir-te pelo corpo a cima, existem partes do corpo que custam mais, como a barriga, os ombros, a cabeça, depende da pessoa. Vais com o corpo quente e com o objetivo de te refrescares.

Vem onda, e desfaz-se, vem outra onda, e desfaz-se, vem outra onda e logo outra a seguir, e desfazem-se. Está bandeira amarela. Entras devagarinho, fazes má cara, mas é por um bom motivo, encolhes a barriga, levantas os braços para te dar força e para tentar adiar o sofrimento. E assim, começa a dança.

Malhão é uma dança tradicional portuguesa, que consiste em 3 passos para a frente com os braços para cima, a fazerem um ângulo com cerca de 90o, 3 passos para trás acompanhados de 3 palmas, voltas completas, sempre com os braços no ar, vira para um lado e vira para o outro e repete tudo outra vez. Enquanto se canta a sua música, questionando a vida que o Malhão tinha.

Encontrando semelhanças nesta praia portuguesa com a tradicional dança, ao longo deste livro os personagens vão dançando e rodando do início ao fim. Fotografados a uma longa distância, eles não sabem que fazem parte deste espectáculo de dança.

bottom of page